CANTE A LITURGIA SOLITUDEMUSICAL

sexta-feira, 16 de março de 2018

Evangelho e Reflexão - sexta feira 16/03/2018






Que o Santo Evangelho nos guarde de todo o mal, que nos ensine os caminhos a serem seguidos, e que nos dê sabedoria para enfrentarmos as tribulações.
Evangelho (Jo 7,1-2.10.25-30)
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 1Jesus andava percorrendo a Galileia. Evitava andar pela Judeia, porque os judeus procuravam matá-lo. 2Entretanto, aproximava-se a festa judaica das Tendas. 10Quando seus irmãos já tinham subido, então também ele subiu para a festa, não publicamente, mas sim como que às escondidas.
25Alguns habitantes de Jerusalém disseram então: “Não é este a quem procuram matar? 26Eis que fala em público e nada lhe dizem. Será que, na verdade, as autoridades reconheceram que ele é o Messias? 27Mas este, nós sabemos donde é. O Cristo, quando vier, ninguém saberá donde ele é”.
28Em alta voz, Jesus ensinava no Templo, dizendo: “Vós me conheceis e sabeis de onde sou; eu não vim por mim mesmo, mas o que me enviou é fidedigno. A esse, não o conheceis, 29mas eu o conheço, porque venho da parte dele, e ele foi quem me enviou”. 30Então, queriam prendê-lo, mas ninguém pôs a mão nele, porque ainda não tinha chegado a sua hora.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

De todo este maravilhoso evangelho, eu escolhi para nós hoje apenas este versículo; “Será que, na verdade, as autoridades reconheceram que ele é o Messias? 27Mas este, nós sabemos donde é. O Cristo, quando vier, ninguém saberá donde ele é”.
Corremos um risco muito grande de pensarmos assim também, quando achamos que Jesus está a nossa disposição, quando não o vemos como nosso salvador, mas como aquele que nos serve nas horas difíceis. A autoridade maior, a Santa Igreja reconhece Jesus como o Messias, mas muitos que estão dentro dela ainda veem em Jesus apenas uma maneira de enganarem as pessoas, usando Cristo para se enriquecerem.
Esta é uma das maneiras de atualizarmos a santa palavra hoje, refletindo sobre quantos que estão à frente de denominações que só fazem se aproveitar das pessoas mais humildes.
Mas penso que também ignoramos a Jesus, como fizeram seus vizinhos, quando não conseguimos ver Jesus nas pessoas. Sabe aquele momento em que Ele se aproxima de nós, na pessoa do necessitado e lhe damos as costas, é a mesma coisa que fizeram os habitantes de Jerusalém quando achavam que o Messias quando viesse ninguém saberia de onde ele era. Triste constatação esta, não é mesmo?
O mundo não mudou em nada com relação a Jesus, Ele hoje também em muitos momentos tem que estar as escondidas, não pode aparecer publicamente. Talvez você mesmo carregue este Jesus contigo agindo desta maneira. Será que você em todas as situações de sua vida, no seu dia a dia, você tem coragem de mostrar Jesus as pessoas, ou nem sempre você tem esta coragem, e por isso Ele não pode aparecer publicamente.
É estranho não é mesmo? Quando a gente apenas lê, ou ouve o evangelho e não o coloca na nossa vida tudo é muito fácil. Neste evangelho de hoje na certa muitos já crucificaram os que falaram e fizeram isto com Jesus. Mas quando isso reflete bem no nosso comportamento, daí é hora de pararmos e refletirmos, quantas vezes eu já fiz isso com Jesus. quantas vezes eu não tive coragem de apresenta-lo publicamente, talvez por medo do que as pessoas poderiam falar, ou quem sabe por vergonha, porque do jeito que anda o mundo de hoje, quem segue a Jesus na certa não é bem visto e ainda é ridicularizado.
A primeira leitura de hoje tirada do Livro da Sabedoria nos dá uma ideia de como estes que seguem as coisas do mundo e se esquecem de Deus, pensam sobre os que tem Jesus como salvador, vejamos o que ela nos diz:
1aDizem entre si os ímpios, em seus falsos raciocínios: 12“Armemos ciladas ao justo, porque sua presença nos incomoda: ele se opõe ao nosso modo de agir, repreende em nós as transgressões da lei e nos reprova as faltas contra a nossa disciplina.
Quantas não são as ciladas que são colocadas contra nós quando estamos determinados em mostrar Jesus publicamente, não é mesmo? Quantas são as provações que querem nos impedir de realizarmos nossa tarefa de evangelizar.
Quando não colocamos Jesus em nossas vidas para que todos vejam que temos um Deus que nos guia, a derrota nas batalhas são inúmeras. Se você não mostrar Jesus para suas tribulações, se não disser a seu problema que você tem um Deus muito maior do que ele, como é que você espera vencer as suas batalhas?
Quando começamos a achar que sabemos de onde Jesus é, e de onde Ele vem, como pensavam os que achavam que o conheciam, daí deixaremos de receber seus milagres. Quem acredita conhecer Jesus o bastante, perde a chance de se tornar intimo dele, porque se afasta dele, e é na intimidade com Jesus que conseguimos aquilo que precisamos que Ele nos faça. Não é assim que acontece? Quando estamos sofrendo, sendo provados e nos reconhecemos pequenos diante deste Deus maravilho, e passamos a ficar cada dia mais perto dele, é aí que Ele se manifesta e nos dá a vitória. Reconhecermos ser pequenos e nos aproximarmos de sua imensa glória, é o momento em que o anunciamos publicamente, onde todos percebem a ação deste Deus misericordioso em nossas vidas, onde deixamos de esconde-Lo e o apresentamos a todos que precisam vê-lo.
Estes moradores de Jerusalém que diziam conhecer a Jesus, tinham certeza de que Ele não era o Messias, perderam tudo isso, perderam a magia da intimidade, na verdade o conhecimento do humano os levou a ignorância do espirito.
Para terminar eu quero dizer que aqueles que apresentam Jesus publicamente estão no caminho certo, não importa o que os ímpios como diz o Livro da Sabedoria, pensam a nosso respeito, vejamos o final da primeira leitura de hoje que nos diz assim:
21Tais são os pensamentos dos ímpios, mas enganam-se; pois a malícia os torna cegos, 22não conhecem os segredos de Deus, não esperam recompensa para a santidade e não dão valor ao prêmio reservado às vidas puras.
Sejamos anunciadores de Jesus, porque temos a certeza que teremos a nossa recompensa na santidade, e ao contrario deles, nós damos muito valor a um vida pura, onde só assim conheceremos os segredos de Deus
Seja feliz!
Aparecido Caliari

Nenhum comentário:

Postar um comentário